Boa sorte, prefeito!

Valdemir Caldas

Publicada em 03 de janeiro de 2017 às 02:07:00

Hildon de Lima Chaves assumiu domingo (1) o comando do município de Porto Velho. Ele sabe, ao menos demonstrou isto no discurso de posse, que as dificuldades serão muitas e urgentes, haja vista que a demanda por serviços públicos de qualidade, numa cidade que, historicamente, os negligencia, aumenta em escala geométrica.

O novo prefeito tem plena consciência, ainda, de que as cobranças, justificadamente, tendem a ser maiores. Afinal, esse é o ônus de quem busca um cargo de representação política, cuja natureza impõe a responsabilidade de gerir o patrimônio comum das pessoas, as quais exigem o retorno dos tributos pagos na forma de investimentos.

É uma nova oportunidade, legitimada pelas urnas, de fazer o que se deixou de ser feito pelos que o antecederam, atacando de frente e de maneira decisiva, os problemas que angustiam o povo portovelhense. Na área da saúde, por exemplo, as reclamações são frequentes, principalmente, no que se refere à carência de medicamentos.

A população está com a paciência saturada e exige respostas. O atendimento médico-hospitalar prestado pelo Ipam desceu a níveis inacreditáveis. Não é somente Porto Velho que foi abandonada a sua própria desdita. Os moradores dos distritos vivem à mingua de serviços públicos essenciais.

Entretanto, é no aspecto ético que se concentra a maior expectativa. Espero que Porto Velho não seja mais surpreendido por situações constrangedoras, que o fizeram ocupar o noticiário nacional na cota dos escândalos políticos.

Não sou afeito a bajulações. Aprendi, desde cedo, a respeitar e a conviver com as diferenças. Meu compromisso é com os poucos que me leem. Por isso, exorto ao prefeito Hildon Chaves e aos vereadores que, juntos com ele, foram empossados na tarde de domingo, no auditório da Unopar, a ouvirem com os corações abertos os clamores que ecoam das ruas. Discursos são apenas discursos. Se não forem transformados em ações práticas, nada feito. Boa sorte, prefeito!