Audiência pública discutirá Reforma Política e implantação de lista fechada no Brasil

Ato proposto por Léo Moraes será realizado nesta sexta-feira, às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa.

Assessoria
Publicada em 19 de maio de 2017 às 10:27
Audiência pública discutirá Reforma Política e implantação de lista fechada no Brasil

O deputado Léo Moraes (PTB) é o proponente da audiência pública que será realizada na tarde desta sexta-feira (19), às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa. Na pauta, o parlamentar propôs debate sobre a Reforma Política e possível lista fechada no Brasil.

O voto em lista fechada é um modelo de eleição diferente do utilizado pelos brasileiros. Ele estabelece que o cidadão vote não em um candidato específico, como é hoje, mas em uma lista preestabelecida pelo partido político. Assim, os eleitos seriam os primeiros colocados dessa lista de acordo com o número de vagas que o partido conquistar na eleição.

De acordo com o deputado, a representação política, ao longo do tempo, foi exercida por representantes eleitos pertencentes aos partidos políticos. Baseado nisso, Léo Moraes explicou que a audiência abordará uma discussão além do conceito de representação política e seus sentidos contemporâneos, sobre a questão da centralidade dos partidos políticos e da aproximação com os eleitores.

“Vamos discutir as diferenças, prós e contras do sistema eleitoral de lista fechada e de outros modelos semelhantes, inclusive o nosso atual sistema proporcional de lista aberta, a fim de levantar elementos para uma reflexão embasada sobre qual seria o melhor para o Brasil”, concluiu o deputado.

Comentários

  • 1
    image
    lucival 19/05/2017

    Isso é uma atrocidade com o sistema eleitoral e com os eleitores, com esse sistema de lista fechada vai ficar sempre os mesmo políticos se escolhidos por eles mesmos, e outra coisa, ficar discutindo a nível estadual com deputados estaduais não tem nada a ver, tem que ser a nível nacional, para que essa aberração não passe a ser novo critério do voto, onde já se viu, o cidadão vai cobrar do politico eleito com esse "novo" modelo de votação, aí o politico responde: vc não votou em mim e sim no partido, vergonha!!!!

  • 2
    image
    Joel Martins de Oliveira 19/05/2017

    Isso é uma Vergonha.E, será a maior traição, para o  povo brasileiro e um golpe baixo a  democracia se essa lista fechada for aprovada., Essa Tal de lista fechada, nem tem que ser discutida primeiro ponto.Segundo ponto, porque essa lista fechada não pode ser aprovada é porque o tem um Grupo de corruptos empenhado e a té  patrocinando , para que essa tal de lista fechada seja aprovada no TSE .Segundas informações que tem surgido nos últimos dias pelos meios de comunicações do nosso País é que essa lista só  tem uma finalidade que é de  safa todos corruptos que estão ocupando Cargos político ,mas não vai ter para onde os corruptos correrem , a #RenovaçãoJá  

  • 3
    image
    Jose Salu Bezerra Filho 19/05/2017

    Isso é uma aberração, um insulto a inteligência do povo brasileiro. Queremos todos, todos esses politicos corruptos na cadeia e também o autor dessa ideia de girico.

  • 4
    image
    André DOrazio 19/05/2017

    Sem essa de lista fechada, concordo com votação individual (não partidário ) e sendo eleitos os mais votados. Lista fechada e para perpetuar os atuais e outros donos de partidos (cupula). Sem coligações, isto é o justo em uma democracia.

  • 5
    image
    André DOrazio 19/05/2017

    Sem essa de lista fechada, concordo com votação individual (não partidário ) e sendo eleitos os mais votados. Lista fechada e para perpetuar os atuais e outros donos de partidos (cupula). Sem coligações, isto é o justo em uma democracia.

  • 6
    image
    altemir roque 19/05/2017

    Se o foro privilegiado é o pai da impunidade e lista fechada será a mãe da impunidade. 

  • 7
    image
    josé ricardo freitas 19/05/2017

    se realmente passar essa Reforma Política e implantação de lista fechada no Brasil, deveremos NÃO comparecer a urnas, pois isso é uma berração contra a democracia e o direito de votar em quem você quiser. deveriam implantar também o voto FACULTATIVO, pois acredito que 90% não iriam votar em lista fechada.

Envie seu Comentário

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Eu, presidenta do Brasil

Eu, presidenta do Brasil

Sou Antônia Inocência, uma velha prostituta já aposentada e “rondoniense de coração”. Tenho muitos anos de labuta nesta minha honrada profissão e já fiz de tudo o que se possa imaginar neste meu glorioso trabalho.