Audiência pública discutirá Reforma Política e implantação de lista fechada no Brasil

Ato proposto por Léo Moraes será realizado nesta sexta-feira, às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa.

Assessoria
Publicada em 19 de maio de 2017 às 10:27
Audiência pública discutirá Reforma Política e implantação de lista fechada no Brasil

O deputado Léo Moraes (PTB) é o proponente da audiência pública que será realizada na tarde desta sexta-feira (19), às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa. Na pauta, o parlamentar propôs debate sobre a Reforma Política e possível lista fechada no Brasil.

O voto em lista fechada é um modelo de eleição diferente do utilizado pelos brasileiros. Ele estabelece que o cidadão vote não em um candidato específico, como é hoje, mas em uma lista preestabelecida pelo partido político. Assim, os eleitos seriam os primeiros colocados dessa lista de acordo com o número de vagas que o partido conquistar na eleição.

De acordo com o deputado, a representação política, ao longo do tempo, foi exercida por representantes eleitos pertencentes aos partidos políticos. Baseado nisso, Léo Moraes explicou que a audiência abordará uma discussão além do conceito de representação política e seus sentidos contemporâneos, sobre a questão da centralidade dos partidos políticos e da aproximação com os eleitores.

“Vamos discutir as diferenças, prós e contras do sistema eleitoral de lista fechada e de outros modelos semelhantes, inclusive o nosso atual sistema proporcional de lista aberta, a fim de levantar elementos para uma reflexão embasada sobre qual seria o melhor para o Brasil”, concluiu o deputado.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    lucival 19/05/2017

    Isso é uma atrocidade com o sistema eleitoral e com os eleitores, com esse sistema de lista fechada vai ficar sempre os mesmo políticos se escolhidos por eles mesmos, e outra coisa, ficar discutindo a nível estadual com deputados estaduais não tem nada a ver, tem que ser a nível nacional, para que essa aberração não passe a ser novo critério do voto, onde já se viu, o cidadão vai cobrar do politico eleito com esse "novo" modelo de votação, aí o politico responde: vc não votou em mim e sim no partido, vergonha!!!!

  • 2
    image
    Joel Martins de Oliveira 19/05/2017

    Isso é uma Vergonha.E, será a maior traição, para o  povo brasileiro e um golpe baixo a  democracia se essa lista fechada for aprovada., Essa Tal de lista fechada, nem tem que ser discutida primeiro ponto.Segundo ponto, porque essa lista fechada não pode ser aprovada é porque o tem um Grupo de corruptos empenhado e a té  patrocinando , para que essa tal de lista fechada seja aprovada no TSE .Segundas informações que tem surgido nos últimos dias pelos meios de comunicações do nosso País é que essa lista só  tem uma finalidade que é de  safa todos corruptos que estão ocupando Cargos político ,mas não vai ter para onde os corruptos correrem , a #RenovaçãoJá  

  • 3
    image
    Jose Salu Bezerra Filho 19/05/2017

    Isso é uma aberração, um insulto a inteligência do povo brasileiro. Queremos todos, todos esses politicos corruptos na cadeia e também o autor dessa ideia de girico.

  • 4
    image
    André DOrazio 19/05/2017

    Sem essa de lista fechada, concordo com votação individual (não partidário ) e sendo eleitos os mais votados. Lista fechada e para perpetuar os atuais e outros donos de partidos (cupula). Sem coligações, isto é o justo em uma democracia.

  • 5
    image
    André DOrazio 19/05/2017

    Sem essa de lista fechada, concordo com votação individual (não partidário ) e sendo eleitos os mais votados. Lista fechada e para perpetuar os atuais e outros donos de partidos (cupula). Sem coligações, isto é o justo em uma democracia.

  • 6
    image
    altemir roque 19/05/2017

    Se o foro privilegiado é o pai da impunidade e lista fechada será a mãe da impunidade. 

  • 7
    image
    josé ricardo freitas 19/05/2017

    se realmente passar essa Reforma Política e implantação de lista fechada no Brasil, deveremos NÃO comparecer a urnas, pois isso é uma berração contra a democracia e o direito de votar em quem você quiser. deveriam implantar também o voto FACULTATIVO, pois acredito que 90% não iriam votar em lista fechada.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook