Alunos celebram o Dia da Consciência Negra

Todas as apresentações remetiam a época da escravidão, onde homens e mulheres usavam a música e a dança para relembrar os seus costumes e as suas origens.

Publicada em 20 de November de 2014 às 09:55:00

Hoje, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra, e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) através das Escolas Pedro Louback, Venâncio Kottwytz, Aldemir Lima Catanhede, Roberto Turbay, Ireno Berticelli e Levi Alves, comemorou ontem na Praça da Vitória, essa data qiue tem tanto simbolismo para todo o país.

Os alunos, com a pele pintada com simbolismos tribais, chamaram a atenção de todos que estavam na Praça da Vitória, que aos poucos foram se aproximando para ver de perto as apresentações de dança, teatro e capoeira. Todas as apresentações remetiam a época da escravidão, onde homens e mulheres usavam a música e a dança para relembrar os seus costumes e as suas origens.

O evento teve como objetivo, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).