“Aluga-se pneus para vistoria”

A placa do título, com um incrível erro de gramática normativa, pode ser vista sem nenhum problema em frente a qualquer prédio do DETRAN espalhado pelo Brasil.

​​​​​​​Professor Nazareno*
Publicada em 03 de novembro de 2017 às 13:40

 A placa do título, com um incrível erro de gramática normativa, pode ser vista sem nenhum problema em frente a qualquer prédio do DETRAN espalhado pelo Brasil. Um absurdo levando-se em conta que o problema da corrupção e do jeitinho é uma praga que já devia ter sido extinta há tempos do nosso cotidiano. Aqui, infelizmente, a roubalheira e a ladroagem não podem ser apenas creditadas aos políticos e às autoridades. O cidadão comum pratica a desonestidade de maneira quase normal no seu dia a dia. Sermos roubados pelas “balanças” velhas e carcomidas das feiras livres, dos açougues das periferias e de muitos supermercados é algo rotineiro num país onde quase todos procuram levar vantagem em tudo. O roubo, punido exemplarmente nas sociedades civilizadas, é prática comum que já faz parte da nossa triste e infeliz cultura.

Chamar os políticos de ladrões, corruptos e desonestos virou um esporte nacional. Porém muitos não levam em consideração o fato de que todos os nossos representantes são escolhidos pelo povo e saem, evidentemente, do seio da própria sociedade. No Brasil os políticos não são honestos em sua maioria por que representam pessoas também desonestas. “Ladrões grandes que representam ladrões pequenos”. Raríssimos são os eleitos que trabalham duro em benefício de quem o elegeu. Por isso que não há sociedade honesta com governo corrupto ou vice-versa. Basta ver as pesquisas de opinião sobre as próximas eleições. Os mesmos ladrões do povo serão eleitos e reeleitos tranquilamente. O Amazonas já deu o sinal de que nada vai mudar. Um ou outro malfeitor pode não ser eleito, mas a estrutura maior será preservada.

Lamentavelmente continuaremos ainda por muito tempo nas mãos dessa gente que finge governar todos enquanto em surdina só olham para seus próprios bolsos. Seremos vítimas de nossas próprias escolhas já definidas antes do pleito. Nenhum partido político cortará na própria carne. Muda-se apenas o discurso e os mesmos serão colocados para a aprovação popular. O atual presidente da República, o golpista Michel Temer sequer será investigado. Aécio Neves, com fartas provas de atos ilícitos, foi absolvido tranquilamente no STF. Lula não foi preso e nem vai. E o pior: o miserável “sapo barbudo” ainda será reeleito presidente da República apesar de tudo. Não teve Mensalão, não teve Petrolão, não teve Pasadena, não teve Palocci. Nada o atingiu. Nem a ele nem a outros caciques. Quanto mais corrupto e desonesto, mais amado pelo povão.

Abastecemos nossos carros em postos de gasolina com contagem de combustível adulterada. Compramos produtos industrializados maquiados. Consumimos frutas e verduras envenenadas com agrotóxicos. Caminhamos em ruas sujas e emporcalhadas sem saneamento básico. Somos enganados e roubados todos os dias e por isso achamos também que podemos enganar e roubar os outros. Assim, compramos dispositivos que mostram radares eletrônicos. Aqui, é quase todo mundo tentando enganar o próximo. Essa situação dificilmente mudará enquanto não tivermos a consciência do que é uma verdadeira nação justa onde a maioria será beneficiada. Em Rondônia, crianças queimadas servem como isca para se arrecadar dinheiro para terceiros. O Poder Público está repleto de comissionados em vez de concursados. Breve, o ENEM/2017 será realizado. Não vazou a prova ainda? Triste, mas o nosso maior erro não é só gramática.

*É Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    Henry 03/11/2017

    O erro é pequeno frente ao erro da falta de caráter e de sensatez de quem aluga pneus apenas e, tão somente, para passar na vistoria do Detran, e maior ainda daquele que incentiva tal prática para burlar a legislação nacional de trânsito.

  • 2
    image
    Sérgio kintschner 03/11/2017

    Infelizmente tudo indica que o povo está satisfeito com as mazelas citadas. Prova disso são as pesquisas para deputado,estadual e federal,senado e governo do estado e até mesmo para presidente da república. Parece que o quisito básico para o povo votar é ser corrupto.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook