Airton Gurgacz preside solenidade em homenagem a irmã Lina e médico Elifaz Cabral

Parlamentar entregou Medalha do Mérito Legislativo aos homenageados pelos relevantes serviços prestados em favor de Rondônia.

Assessoria
Publicada em 07 de outubro de 2017 às 11:05
Airton Gurgacz preside solenidade em homenagem a irmã Lina e médico Elifaz Cabral

O deputado Airton Gurgacz (PDT) presidiu a sessão solene, realizada no Plenário da Assembleia Legislativa, para entrega de Medalha do Mérito Legislativo à irmã Lina Maria Ambiel, diretora das Obras Sociais Santa Marcelina em Porto Velho, e ao médico Elifaz de Freitas Cabral, em alusão aos relevantes serviços prestados em favor de Rondônia.

Antes de o parlamentar iniciar seu pronunciamento, em um momento ecumênico, o padre Eduardo e o pastor Elias leram passagens da Bíblia e deixaram mensagens. Em seguida, a fala foi aberta a médicos, enfermeiros, pacientes e demais funcionários do Hospital Santa Marcelina, que dedicaram algumas palavras em homenagem à instituição.

Após os breves pronunciamentos, o deputado parabenizou a instituição e a irmã Lina pelas homenagens dos funcionários. Segundo Airton Gurgacz, irmã Lina vem contribuindo para que os programas de saúde, em especial os de hanseníase do Hospital Santa Marcelina de Rondônia ofereçam a milhares de pessoas saúde e reabilitação, com qualidade e profissionalismo.

“O grande zelo pela qualidade de vida, restabelecimento da saúde, tratamento humano e fraterno aos usuários é o grande diferencial de irmã Lina em sua gestão administrativa”, ressaltou o parlamentar, proponente da homenagem.

O jornalista Anísio Gorayeb parabenizou o deputado pela iniciativa de homenagear pessoas que realmente contribuíram com o Estado. Segundo ele, com pouco recurso e muita luta, irmã Lina vem fazendo um milagre para manter o Hospital Santa Marcelina em funcionamento. “A irmã é um anjo que veio para essa região para ajudar e melhorar a vida das pessoas”, declarou o jornalista.

O médico Felipe Santos Casseb Júnior relatou o drama de pacientes que sofrem com a hanseníase e a dificuldade de conviver com a doença. No entanto, o ele exaltou o trabalho das irmãs na recuperação de pacientes que voltaram a ter uma vida normal graças ao trabalho diário dedicado pelas religiosas do Hospital Santa Marcelina. Em especial, o médico homenageou a irmã Cláudia, a quem entregou flores durante a solenidade.

Acir Teixeira Grecia, juiz do 3º Juizado Especial disse ainda não conhecer de perto o hospital, mas destacou a referência que o médico Elifaz Cabral representa, inclusive para outros países, onde teve a oportunidade de poder ouvir falar em congressos e conferências das quais participou.

Após as falas dos componentes da mesa, o deputado Airton Gurgacz entregou à irmã Lina e ao irmão do médico homenageado, Elcias Cabral, as medalhas de Mérito Legislativo. O médico Elifaz Cabral, por estar no Rio de Janeiro, em razão do falecimento de ente da família de sua esposa, não pôde comparecer à solenidade.

Também médico, Elcias resumiu os 27 anos de trabalho do irmão, que, como ele, é natural de Porto Velho e foi para o Sul do País estudar medicina, porém, com o sonho de retornar a capital rondoniense “para trabalhar na nossa terra”, frisou.

Segundo ele, “doutor Elifaz concluiu os estudos no Rio de Janeiro e retornou a Porto Velho com especialização em ortopedia, dando início a uma trajetória de sucesso profissional, de esforço e de sacrifício, no atendimento à saúde do povo rondoniense”. Em nome do irmão, ele externou agradecimentos ao deputado, à irmã Lina e a todos os colaboradores e funcionários que o acompanham em 27 de dedicação ao hospital.

A irmã Lina Maria Ambiel agradeceu a homenagem, porém, dedicou a honra ofertada pelo deputado Airton Gurgacz a todos os colaboradores da instituição, desde sua fundação, há 63 anos.

A irmã apresentou, em projetor, imagens que contaram a história recente do hospital quanto ao tratamento integral da saúde do hanseniano. Ela destacou os investimentos em humanização, a exemplo das ações sociais da instituição como o programa de apadrinhamento, encaminhamento para passe livre, indenização pela internação compulsória, alojamento, alimentação, horta terapêutica, além dos investimentos no desenvolvimento de conhecimento científico e capacitação, publicados, inclusive, em nível internacional.

“Finalizo compartilhando esta homenagem com todos aqueles que fizeram parte desta história de amor, sofrimento e doação nestes 63 anos de existência da ex-colônia, hoje, Hospital Santas Marcelina. Muito obrigada”, concluiu irmã Lina.

O deputado Airton Gurgacz encerrou a sessão solene agradecendo a presença de todos e parabenizando o médico Elifaz, na presença do irmão Elcias. “O que dizer dessa pessoa maravilhosa, desse cidadão que nós temos morando aqui na nossa capital e sendo uma referência mundial na questão da hanseníase”, expressou o parlamentar.

Segundo o deputado, o médico Elifaz tem, através de seus cursos, mostrado para o mundo e para os 27 Estados do Brasil, as suas qualidades e como resolver, solucionar e abrandar o sofrimento dos hansenianos.

“Fico feliz de ter um homem desse nível, dessa qualidade, com essa capacidade, aqui, do nosso lado. É uma honra”, declarou Airton Gurgacz.

Sobre irmã Lina, o deputado disse morar há mais de 40 anos em Rondônia e sempre atuando no ramo de transporte de passageiros de ônibus, pôde presenciar que pessoas dos 52 municípios do Estado buscam atendimento médico no Hospital Santa Marcelina desde sua fundação.

“Para mim é sempre gratificante poder ajudar com emendas, com apoio, porque sabemos que, com o trabalho e dedicação das irmãs, os recursos dobram e tudo é sempre muito bem investido em melhorias que serão oferecidas às pessoas que necessitam desse trabalho tão especial”, concluiu o parlamentar.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook