Afetados pelas usinas pedem ao deputado Jesuíno que barre aumento de cotas

Comunidade Paulo Leal está localizada a 23 km do perímetro urbano da capital.

Assessoria
Publicada em 14 de fevereiro de 2018 às 09:30
Afetados pelas usinas pedem ao deputado Jesuíno que barre aumento de cotas

O deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN) recebeu,  em seu gabinete, o presidente da Associação dos Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Paulo Leal (Ascopale), Francisco Geraldo de Lima, para tratara sobre os impactos ambientais e financeiros que o aumento das cotas da Usina de Santo Antôno trará  à comunidade, caso seja aprovado na Assembleia Legislativa. A comunidade está localizada a aproximadamente 23km do perímetro urbano da capital, seguindo pela BR-364 sentido Rio Branco.

O líder comunitário questionou o parlamentar sobre o processo referente ao aumento da cota das usinas do Rio Madeira, fazendo um relato, ainda,  sobre os impactos que ocorreram na Comunidade Paulo Leal, que sofreu com o fim da Cachoeira de Santo Antônio. “Muitos moradores da comunidade vendiam produtos na principal estrada que dava acesso à cachoeira de Santo Antônio, porém, com a construção da usina e o fim da passagem dos pescadores e turistas, acabamos perdendo esta fonte de renda”, lembrou Francisco.

O impacto ambiental foi outro ponto que afetou os moradores da comunidade. Após a construção da usina, houve considerável  aumento de mosquitos e animais peçonhentos, que, além de causar incômodo, oferecem riscos aos moradores.

Outro ponto comentado pelo morador é  a falta de transporte público na comunidade. Há cerca de três anos os moradores não dispõem deste serviço, pois a empresa que realizava o transporte encerrou as atividades após os veículos quebrarem devido as estradas ruins e o baixo número de passageiros atendidos.

Francisco relatou que o Movimento dos Atingidos por  Barragens (MAB) fez reuniões na comunidade para tratar sobre os impactos sofridos e, inclusive, foi impetrada ação contra a Usina de Santo Antônio. “Nós queremos saber o que a usina irá dar em forma de benefício aos moradores, independentemente de ser aprovado ou não o aumento desta cota, pois hoje em dia nós já sofremos com os impactos”, desabafou o presidente da associação.

O deputado Jesuíno afirmou que irá conversar com os demais parlamentares assi  que  ocorra o retorno das atividades na Assembleia Legislativa, o que está previsto para o próximo dia 20. “É muito importante a participação da comunidade nas reuniões, para que os diretamente atingidos fiquem cientes de tudo que é discutido e apresentem seus anseios",  concluiu Boabaid.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook