Adelino Follador afirma que Incra é responsável por despejo na Gleba Cuniã

Parlamentar critica órgão que assenta famílias e depois de anos manda retirar sem qualquer indenização.

Assessoria
Publicada em 09 de agosto de 2017 às 16:56
Adelino Follador afirma que Incra é responsável por despejo na Gleba Cuniã

O deputado Adelino Follador (DEM), na sessão desta quarta-feira (9), falou da sua preocupação com as famílias da Gleba Cuniã e disse considerar que o Incra é o órgão responsável pela situação que gerou a operação da Sedam.

“A maioria das famílias foi assentada pelo Incra e o órgão desconhece isso criando uma reserva depois de tanto tempo. Isso é uma falta de respeito, se era pra criar uma APP, que então realocassem essas famílias a outro lugar”, declarou o parlamentar.

Segundo Adelino, famílias que residem em áreas entre Monte Negro e Cacaulândia já brigam há cerca de 20 anos por uma terra onde também foram assentados pelo Incra.

O deputado ressaltou que dirigentes do instituto deveriam ser convidados a comparecer na Assembleia ao lado de representantes da Sedam e Ministério Público para ajudar a resolver a situação das famílias da Gleba Cuniã.

“O Incra provocou essa situação toda. É por essas razões que acontecem os conflitos agrários, porque esses órgãos não têm responsabilidade pelo que fazem. Órgãos federais e ás vezes estaduais, assentam essas famílias e depois mandam retirar sem indenizar, sem respeito nenhum”, criticou Follador.

O parlamentar disse esperar que a situação se resolva o quanto antes e informou que o presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho (PMDB) estava em reunião como governador Confúcio Moura (PMDB) para buscar uma solução aos trabalhadores rurais da Gleba Cuniã.

DER

Ainda em seu pronunciamento, Adelino Follador agradeceu ao DER pelas obras na RO 140, entre Cacaulândia e Colina Verde, cobrada de forma insistente pelo parlamentar na tribuna. Segundo o deputado, as obras realizadas pela residência do órgão de Ariquemes já estão em fase de conclusão.

“Eles estão fazendo um trabalho muito bom. Na época das chuvas no ano passado houveram muitos problemas. Já haviam mais de oito anos que a via não recebia cascalho e agora foi feito um levantamento da estrada que terá bons resultados”, informou Adelino Follador.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook