Secretaria de Justiça realiza operação em presídio com apoio da PM e do Exército

Foram encontrados durante a operação 23 celulares, sete chips, 13 carregadores, um cartão de memória, 11 fones de ouvido, 220 porções de entorpecentes (maconha e cocaína), seis cachimbos, 77 armas artesanais, duas armas brancas e seis pen drives.

Publicada em 28 de August de 2015 às 20:40:00

 

A operação teve por objetivo fazer uma verdadeira “varredura” nas celas

Durante a operação no Panda policiais militares e soldados do Exército fizeram uma “varredura” nas celas

Para garantir maior segurança nas unidades penitenciárias de Rondônia, a Secretaria de Justiça (Sejus) realizou de segunda-feira (24) a  quinta-feira (27) a Operação Pente Fino, com o apoio da Companhia de Operações Especializadas (COE) da Polícia Militar e o Exército, com tropas do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) e da 17ª Brigada de Infantaria e Selva. A ação se concentrou na Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo (Urso Panda), de onde foi retirado todo material ilícito encontrado.

Foram encontrados durante a operação 23 celulares, sete chips, 13 carregadores, um cartão de memória, 11 fones de ouvido, 220 porções de entorpecentes (maconha e cocaína), seis cachimbos, 77 armas artesanais, duas armas brancas e seis pen drives.

Em coletiva à imprensa, o secretário adjunto de Justiça, Marcos Amaral, falou da importância desse tipo de atividade nas unidades penitenciárias. “Os nossos servidores estão sempre realizando revistas nas celas das unidades, porém, após suspeita da presença de armas de fogo no local, solicitamos ao Exército e à COE esse apoio logístico para uma vistoria mais ampla, na qual obtivemos êxito”, disse.

Para o major Linhares, da 17ª Brigada, a operação é uma oportunidade de reforçar os laços de integração do Exército com órgãos de segurança pública do estado na busca da simetria que proporcione maior segurança à população.

Hoje a penitenciária abriga cerca de mil apenados distribuídos em 80 celas. A quantidade significativa de reeducandos foi o ponto principal que contribuiu para que a unidade fosse a primeira a receber a operação em Rondônia. Mas outras unidades também serão alvo da Pente Fino, que envolveu aproximadamente 130 homens, dos quais 50 servidores da Sejus, 30 policiais da COE e 40 soldados do Exército.

A operação ainda contou com o auxílio de dois detectores de minas (F3l) de origem australiana, fornecidos pelo Exército, utilizados em uma operação semelhante em Manaus (AM).


Fonte
Texto: Deane Araújo 
Fotos: Exército Brasileiro