I Fórum sobre a Saúde do Homem em Porto Velho integrou ações do novembro azul

O evento contou ainda com a participação do psicólogo Antônio Neto, que trabalha no Núcleo de Atenção à Saúde da Família da zona sul.

Publicada em 21 de November de 2014 às 16:52:00

Foi realizado nesta quarta-feira (19), Dia Internacional do Homem, a primeira edição do Fórum sobre a Saúde do Homem de Porto Velho, promovido pela Divisão de Programas Especiais (DPE) através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O evento aconteceu no auditório do Ministério Público de Rondônia durante todo o dia, com participação de representantes das Secretarias de Saúde Municipal e Estadual e mais de 200 pessoas entre acadêmicos e profissionais de saúde.

Com o tema “Acesso e Acolhimento ao Homem na Atenção Básica: desafios e perspectivas na rede SUS de Porto Velho”, o fórum fez parte das atividades alusivas ao Novembro Azul, que é o mês dedicado ao estímulo à prevenção e conscientização sobre os riscos à saúde da população masculina, em especial com foco no câncer de próstata. No início do evento, o coordenador de Políticas da Saúde do Homem da Semusa, Marcuce Miranda, palestrou sobre as formas de acolhimento dos homens na rede de saúde municipal e o lançamento da estratégia “Pré-natal do Papai”, uma medida que pretende incluir a participação paterna nos atendimentos médicos juntamente das gestantes.

O evento contou ainda com a participação do psicólogo Antônio Neto, que trabalha no Núcleo de Atenção à Saúde da Família da zona sul, falando sobre abordagem de gênero e sexualidade nos atendimentos feitos pelas equipes de saúde; a psicóloga Carolina Rodrigues, da GPES/Sesau, que expôs como acontece o cuidado com a saúde dos homens privados de liberdade do sistema carcerário em Porto Velho; Jota Junior, da Secretaria Municipal de Trânsito, que abordou a morbimortalidade de homens por causas externas; e a enfermeira Graziele Wermuth, da Coordenação de Saúde do Homem Indígena DSEI/PVH, que palestrou sobre o perfil da saúde indígena da capital.

Segundo o secretário municipal adjunto de saúde José Carlos Coutinho, que abriu o evento, o fórum é uma realização importante para mostrar o trabalho que a Semusa tem feito nos últimos meses e divulgar os próximos passos. “Esta é uma ótima oportunidade para demonstrar os esforços que a Semusa vem desenvolvendo nos últimos meses, assim como estimular a população masculina a repensar seus hábitos, principalmente na questão da prevenção. O câncer de próstata acomete muitos homens anualmente, mas seu agravamento pode ser evitado se os interessados buscarem o exame sanguíneo aliado ao exame de toque, que aumentam o nível de sensibilidade e facilitam o diagnóstico da doença”, afirmou o secretário.

A representante da Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia (Sesau), Delcy Mazarello, que durante muitos anos integrou o quadro de servidores da Semusa, parabenizou a realização do evento. “A concretização deste fórum demonstra que as ações dedicadas à saúde do homem tem progredido significativamente no município de Porto Velho. Esse é um belo trabalho que tem a colaboração estadual e merece ser incentivado. Por esse motivo é que temos disponibilizado três urologistas da nossa rede para integrar o atendimento estadual com o municipal no rastreamento e diagnóstico do câncer de próstata”, finalizou Delcy.