​​​​​​​Cultura pop tem mais espaço nas ações da Prefeitura de Porto Velho

​​​​​​​Por meio do Departamento da Juventude, o município tem apoiado às ações dos nerds de Porto Velho.

Texto: Comdecom
Publicada em 18 de maio de 2017 às 13:28
​​​​​​​Cultura pop tem mais espaço nas ações da Prefeitura de Porto Velho

Atento às demandas da juventude de Porto Velho, o prefeito dr Hildon Chaves tem previstas em seu plano de governo ações e políticas públicas voltadas à juventude que visam acesso a direitos básicos, como justiça, educação, saúde, lazer, cultura, transporte público, esporte, liberdade de expressão e trabalho. Na área cultura, por exemplo, merece destaque o apoio que o município tem dado a segmentos da cultura pop, como é o caso das tribos nerds da capital.

Esse apoio tem ocorrido principalmente por meio do Departamento da Juventude, que é um dos parceiros da segunda edição do projeto Iniciativa Nerd 2017, que será realizado pelos alunos da escola Estudo e Trabalho, no sábado (20). O evento ocorrerá no próprio estabelecimento de ensino que fica no bairro Areal, das 13h às 20h, com a apresentação de várias atrações e realização de atividades afins, com entrada é franca.

“O apoio que recebemos da prefeitura é importante para esse projeto. Com o evento queremos divulgar mais a cultura nerd, que está inserida na cultura pop, em nossa cidade. É um segmento cultural que tem crescido muito em Porto Velho nos últimos anos e o projeto foi idealizado para que os portovelhenses que não têm condições de participar de eventos em outros estados, tenham acesso à cultura nerd aqui também”, explica Geovani da Paixão, produtor do evento.

Na programação constam biblioteca nerd; exposição de quadrinhos; telão de atualidades; stand de desenhos (com exposição de uma desenhista e um artista plástico); videogames (sem campeonato); just dance; espaço do yu gi oh e RPG (Guardiões do Faraó e Forfun Nerd Place); e batalha campal (swordplay pela Berserkers-PVH). E como atrações, o grupo de dança Flash Mob Rondônia, as bandas de heavy metal Hera e Cristão Stigma e concurso cosplayer e cospobre.

Um pouco de histórias

A cultura pop surgiu diretamente das artes plásticas, mais especificamente ligado ao pintor e cineasta americano Andy Warhol, autor de pinturas de rostos de figuras famosas como as atrizes Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor. Trata-se de um tipo de arte que tenta reproduzir ícones dos meios de comunicação, em uma época que coincide com o auge do cinema e da televisão e com a explosão de certas bandas e artistas, como os Beatles.

Foi emanada dos meios de comunicação em uma tentativa de dialogar com a arte erudita, desde a pintura e a escultura até a música, a dança e a literatura. É também uma representação artística que tem grande difusão na mídia e que aspira atingir um público cada vez maior e já faz parte do universo das mídias individuais ou em rede. Essa individualidade, que tem um cunho massivo – e não de massa –, se refaz por meio de diferentes combinações que cada indivíduo ou consumidor é capaz de criar como novidade.

Já a cultura nerd, ou geek, quando surgiu na década de1960 era vista de uma maneira pejorativa e muito desvalorizada. No estereótipo, os geek, ou nerds, eram esquisitos, excluídos, e normalmente possuíam uma habilidade cognitiva diferenciada, se interessando por assuntos relacionados a tecnologia.

Esse cenário começou a se alterar na década de 1970. Algumas produções visuais, como o clássico Star trek atraíram esse nicho. Produtos de ficção científica, por exemplo, falam sobre temas de interesse dos nerds. Isso acabou atraindo esse público para produções audiovisuais e livros, principalmente histórias em quadrinho, por exemplo. Hoje a cultura nerd está disseminada e em Porto Velho ganha mais adeptos a cada dia.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook